PERGUNTAS FREQUENTES FEITAS À CONTABILIDADE



INFORMATIVO BRUMAR

Perguntas freqüentes feitas à Contabilidade

 

1) Quais os documentos que devo enviar à Contabilidade?

* Enviar mensalmente os extratos de todas as contas bancárias (contas correntes, aplicações financeiras) de todos os bancos com os quais a Empresa transaciona, inclusive, duplicatas pagas e recebidas;

* Sempre que forem realizados empréstimos e/ou transações bancários, enviar a cópia simples dos respectivos contratos;

* Uma cópia simples do contrato do aluguel, caso o imóvel em que a empresa esteja instalada seja locado;

* Comprovantes de pagamento de água, aluguel, correios, internet, combustível, condomínio, folha de pagamento, fornecedor, luz, telefone, serviços prestados, etc. acompanhadas das cópias de cheques e/ou comprovante pago pela internet, boletos bancários e demais despesas e pagamentos e/ou guias de impostos, taxas e contribuições (DAM, DAE, DAS, DARF, FGTS, GPS, IPTU, ISS, CIM) que estejam em nome da Empresa.

* Havendo transações com o Exterior, enviar cópia dos respectivos comprovantes, principalmente contratos de fechamento de câmbio.

 

2) Devo enviar o comprovante de pagamento e/ou recebimento das contas?

* Sim.

Qualquer pagamento efetuado pela Empresa com devido comprovante de aquisição deve ser enviado para Contabilidade, para os devidos registros e processamentos, não importando a forma de pagamento: cheque, débito bancário, transferência bancária, dinheiro, cartão de crédito, etc.

 

3) Quando faço adiantamentos (antecipações) de Cartão de Crédito devo enviar os comprovantes das operações?

* Sim.

Os extratos de operações realizadas, inclusive, Bancos emitem no momento da antecipação do crédito em conta corrente, o documento referente à operação, o qual deve ser contabilizado para apropriação das devidas despesas.

 

 

4) Quais os documentos não devem enviar à contabilidade?

* Documentos particulares, ou que não estejam em nome da empresa.

 


5) Cupons fiscais são contabilizados?

* Sim.

 

Porém, somente será contabilizado e lançado como despesa se houver identificação da empresa compradora, com nome e CNPJ-(MF) destacados no cupom fiscal.

 

6) Notas Fiscais de venda a consumidor são contabilizadas?

* Não.

 

Para ser contabilizado, deve ser solicitada a Nota Fiscal M1.

 

7) Qual o prazo máximo de envio dos documentos à contabilidade?

* Nos primeiros dias após o encerramento de cada mês, pois há muitos prazos a serem cumpridos relacionados à apuração dos tributos, retenções na fonte e elaboração de inúmeras Obrigações Acessórias.

 

8) Quando adquiro e/ou vendo um bem (móveis, imóveis, equipamentos, máquinas, veículos etc.) devo enviar o documento de aquisição, ou seja, a Nota Fiscal?

* Sim.

 

Qualquer bem adquirido e/ou vendido pela Empresa será objeto de registro contábil, pois vai fazer parte do Ativo (Imobilizado) da empresa.

 

É importante enviar cópia dos documentos e todas as Notas Fiscais de Compras e aquisições (ENTRADAS) e Vendas (SAÍDAS) de Mercadorias, bem como, das Notas Fiscais de Serviços emitidas e recebidas durante o mês em curso.

 

 

9) Qual o destino dos documentos enviados à Contabilidade?

* Após a recepção dos documentos pelo Departamento Fiscal, é feita uma triagem para verificação do conjunto das operações que foram praticadas, com vistas à análise quanto aos aspectos legais e apuração de tributos. Após esse processo, os mesmos serão encaminhados ao Departamento de Contabilidade para elaboração da escrituração contábil, levantamento de balancete e Relatório Gerencial contendo a evolução das Receitas, Despesas, Custos, Tributos e apuração dos Lucros/Prejuízos.

Após os registros e processamentos contábeis, os mesmos serão devolvidos ao Cliente, com a indicação do mês e ano de referência, os quais deverão ser arquivados pelo próprio Cliente.

 

10) Qual a função dos documentos enviados à Contabilidade?

* A contabilização das operações é feita com base na documentação contábil e fiscal apresentada que deverá ser hábil, idônea, sem rasura e legível.

 

Após os passos acima, são levantados balancetes periódicos e Relatórios Gerenciais, dentre outros Bancos/Caixa, Contas a pagar e a receber, estoque para análise da Administração, inclusive para fornecedores e/ou instituições de crédito, quando solicitados.

 

Os Balancetes e Relatórios Gerenciais se constituem em documentos importantes para a tomada de decisões por parte da Administração e Sócios ou Diretores das Empresas. Sem a compreensão e o apoio do cliente, o escritório não poderá fazer muito.

 

Posteriormente é feita a emissão dos Livros contábeis obrigatórios (Diário e Razão) referente a cada exercício social. O Livro Diário, após assinatura do Contador e do Sócio/Administrador responsável, deve ser registrado no órgão de registro competente (Junta Comercial, Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, OAB, etc.).



G G B ASSESSÓRIA CONTABIL. FISCAL E TRABALHISTA

Brumar Contábil

2015

 

 

 

 

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